< Momentos
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
E elas crescem...
A Maria Antônia vai fazer 6 anos em abril e sempre teve babá. Muito mais por comodidade, nos últimos tempos, do que por necessidade. Mas enfim, começamos o ano sem a babá, que foi em busca de novos horizontes. O que a princípio me pareceu um problema, acabou se revelando uma grande e grata descoberta: minha filha cresceu!
E como era de se esperar, todo crescimento gera conflitos, incertezas e inseguranças e não seria diferente comigo e minha filha, que somos mulheres, geniosas e determinadas.
Assisti ao filme Enrolados e quase morri de rir da cena em que a Rapunzel chora, ri, pula, dança e se descabela, tudo em frações de minutos. A Maria Antônia é daquele jeito. Chora porque é a única loira da sala e queria ter cabelos pretos, chora porque se chama Maria Antônia e não conhece ninguém com esse nome. Enfim, a própria garota TPM.
Questionadora, sempre quer mais do que uma resposta, exige uma explicação para tudo e ao final, se não está convencida, deixa clara sua insatisfação.
Uma das batalhas é a respeito da roupa, sapato, cabelo etc.
Antes, devo confessar que era uma tirana, que exigia que a menina estivesse impecável até para comprar pão na esquina. Afinal, gasto os tubos com ela e o mínimo que eu queria era que estivesse sempre arrumada. Quanta ilusão!!!
Ela, ao contrário, não dá a mínima prá roupa, sapato, bolsa, nada destas coisas de meninas e anda o tempo todo pelada (de calcinha) e descalça. Basta chegar em casa e na sala mesmo já ficam jogadas suas roupas e sapatos.
Quando peço para se vestir para irmos a algum lugar, me aparece parecendo uma andarilha, com o vestido mais velho que encontrar, um par de chinelos e o cabelo totalmente desgrenhado. E ainda me olha e solta a máxima: "Estou linda mamãe???" Claro que está minha princesa, mas só prá mim né? Se sair assim, o Conselho Tutelar estará aqui quando chegarmos... Só rindo...
Hoje, percebo que tenho que respeitar sua personalidade e principalmente, sua individualidade, tanto que não saio sem ela para comprar roupas e sapatos. Cansei de dar roupas e sapatos intocados para outras crianças. Então temos um trato:
Para as aulas da manhã (música e piano), ela pode ir até de pijama se quiser (difícil, já que dorme somente de calcinha), descabelada e descalça (mas tem que lavar o rosto e escovar os dentes, antes que me critiquem), mas para sair, ir a festas, shoppings e outros lugares, eu deixo que ela escolha uma, dentre duas opções que lhe dou.
E não é que tem dado certo? Claro que nem tudo são flores, mas a gente está tentando se entender... Quem sabe, quando eu for bem velhinha e ela uma mulher madura como eu (sem ironias, please), a gente não consiga???
Bjs.

Marcadores: , ,

 
posted by Julieta at 10:40 | Permalink |


2 Comments:


  • At 23 de fevereiro de 2011 às 12:12, Anonymous Anônimo

    Oi, Julieta,

    Tenho uma filha de 7 anos, com características de comportamento muito parecidas com a Maria Antônia e eu gostaria de trocar algumas experiências com você.

    Por favor, me responda: roberta.barnabe@gmail.com

    Obrigada,
    Roberta

     
  • At 11 de março de 2011 às 08:47, Blogger Julieta

    Ei Roberta, tudo bem? Claro que podemos trocar experiências, aliás, prá mim não existe nada melhor que isso. Sempre que quiser, me escreva que terei o maior prazer em te responder. Bjs. Ju